domingo, 24 de novembro de 2013

Religião da Sociedade

O catolicismo é amplamente majoritário entre a população, em consequência dos históricos vínculos entre a igreja e o estado e à perseguição de outras confissões religiosas. Embora a sociedade espanhola tenha passado por um intenso processo de laicização na segunda metade do século XX, a Igreja Católica continua a exercer notável influência sobre a opinião pública e a receber um tratamento especial por parte do estado, sem prejuízo da liberdade religiosa, assegurada pela constituição de 1978. Grupos minoritários professam o islamismo, diversos credos protestantes e o judaísmo.

Fronteíras

Fronteiras com os seguintes países: Portugal, França e Andorra.

Cultura de Madri (Capital da Espanha)

No final de Maio, princípio de Junho, organizam-se todos os anos nos Jardins do Retiro, a Feira do Livro de Madri (capital da Espanha). Também anualmente, mas no mês de Fevereiro, é organizada na Feira de Madrid, uma exposição de Arte Contemporânea (ARCO). Aí, reúnem-se diversos artistas de Espanha e de todo o mundo para apresentar ao público as suas obras.

Vegetação

A flora hispânica divide-se em quatro grandes grupos: 1. Vegetação Mediterrânea: Situa-se nas orlas costeiras do Atlântico e do Mediterrâneo, onde predomina a vegetação do tipo lenhoso; 2. Vegetação Estépica: Ocupa numerosas zonas de extensão variável e irregular distribuição. Destacam-se as espécies esparto, tomilho e o rosmaninho; 3. Floresta Boreal: Própria da região dos Pirineus, onde predominam as árvores e arbustos de folha caduca (Castanheiro, Choupo, Freixo, Faia, Roble, Sabugueiro, etc.); 4. Vegetação Ártica: Constituída por musgos e líquenes em abundância, própria dos Pirineus, Serra Nevada, Gredos e Guadarrama.

Relevo

O relevo da Espanha é montanhoso a sudoeste e plano a leste com áreas arenosas e pantanosas. As condições naturais favorecem a instalação de portos com excelentes ancoradouros.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

¿Usted Sabía ?

- Embora muito tradicional na Espanha, as touradas estão em declínio no país, em função, principalmente, da reação mundial contra o sofrimento causado aos touros.

¿Usted Sabía ?

- Os espanhóis usam o pão como acompanhamento em grande parte dos pratos da culinária

sábado, 16 de novembro de 2013

¿Usted Sabía ?

O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de Tenerife, possui 3.718 metros de altura.



Culinária

- Peixes e frutos do mar são muito apreciados na culinária espanhola. Os espanhóis tem o costume de sempre comprar peixe fresco.


- Um dos pratos mais tradicionais da culinária espanhola é a paella. Outros pratos típicos da culinária espanhola são: fabada asturiana, sopa castelhana, cozido madrilenho, polvo à galega e o cozido montanhês.

Migração Espanhola no Brasil

Tendo início na década de 1880, a imigração espanhola aconteceu devido a pobreza e o desemprego no campo. Apesar da presença desse povo em terras brasileiras desde o início da colonização do país, só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.


O Brasil chamava a atenção de imigrantes principalmente pelas colheitas de café que se expandiam largamente pelo país. A riqueza gerada pela cafeicultura passou a atrair milhares
de espanhóis para o país.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HISTÓRIA DA LÍNGUA ESPANHOLA

A Península Ibérica sofreu inúmeras invasões; a língua espanhola se formou da mistura das diversas línguas e dialetos que pôr lá aportaram.
A base do espanhol está no dialeto medieval falado em Castilha (séc. XI) procedente do Latim, que pouco a pouco se expandiu pôr toda a península, a que se somaram o ibero, o vasco e o celta.
Durante este período de desenvolvimento, o espanhol sofreu também forte influência do grego, da língua germânica e do árabe.
A língua espanhola, posteriormente à sua formação, sofreu influências especialmente do francês, de italiano, do latim clássico e das línguas aborígines americanas.
Na atualidade, o espanhol conta com enorme diversidade de pronúncia, conforme a região geográfica a ser considerada  (na Espanha) e conforme o país (América Latina de colonização espanhola).


O idioma espanhol é falado oficialmente pôr vinte países, na América por aqueles que foram colonizados por espanhóis e na Europa é falado apenas na Espanha.


BREVE HISTÓRICO

Na antiguidade a Península Ibérica foi habitada por celtas, fenícios, gregos e cartagineses. Em 49 a.C. a região foi  conquistada e unificada pelo Império Romano.
No século 4, teve início as invasões de tribos bárbaras, com predomínio final dos visigodos. No século 8, os mouros, que já dominavam o norte da África, estenderam seu domínio à Península Ibérica. Nos séculos seguintes os cristãos foram gradativamente reconquistando a Península, sendo Granada o último domínio mouro.

Península Ibérica
A Espanha é unificada durante o Iluminismo, até então era um conjunto de reinos juridicamente e politicamente independentes governados pela mesma monarquia.Até à data da unificação a monarquia era formada por um conjunto de reinos associados por herança e união dinástica ou por conquista. A forma de governo era conhecida como aeque principaliter, os reinos eram governados cada um de forma independente, como se tivesse cada reino o seu próprio rei, cada reino mantinha o seu próprio sistema legal, a sua língua, os seus foros e os seus privilégios.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Saúde

Atualmente o Sistema Nacional de Saúde da Espanha (SNS) é constituído pelo conjunto de serviços de saúde do governo central e pelos serviços de saúde das Comunidades Autônomas (CCAA).A Espanha tem hoje cerca de 17 CCAA. São comunidades descentralizadas e essa descentralização, que começou em 1981, se estendeu até 2001.

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Saúde

Somente na Constituição de 1978, artigo 43, a saúde pública espanhola recebe um marco legal, o qual estabelece que “a proteção da saúde é um direito fundamental do cidadão”. Oito anos após essa constituinte, em 1986, a Lei nº 14 determina os princípios e as diretrizes que vão reger o respectivo artigo. 

Educação

A primeira reforma da educação espanhola começou na década de 70, sob o governo de Augusto Franco. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013


Outono 

É muito agradável visitar Espanha no Outono. As paisagens tornam-se verdes, as estâncias de mar ainda estão quentes e as temperaturas médias podem alcançar os 28 graus Celsius. Apenas em Novembro, as temperaturas descem aos 20 graus Celsius. 
Verão

Os verões espanhóis podem ser muito quentes, especialmente nas regiões mais interiores. As temperaturas médias são, pelo menos, da ordem dos 30 graus Celsius. As áreas costeiras gozam das brisas frescas provenientes do mar, que fazem com que as temperaturas sejam mais suportáveis. Durante o Verão, os dias têm uma média de 11 a 12 horas de sol e quase não chove. 
Primavera

A Primavera, uma preparação para o Verão, é verdadeiramente mágica na Espanha. Quando os dias se tornam mais compridos, as temperaturas podem chegar aos 21 graus Celsius no interior do país e aos 24 na costa Sul. Na Primavera, há uma média de 11 horas de sol por dia.)

O clima em Espanha é incrivelmente diversificado. É em grande parte afetado pela altitude e pelo mar circundante. Espanha é um dos países mais montanhosos da Europa, estando em contato com o Mar Mediterrâneo e com o Oceano Atlântico. Há também uma grande diferença entre as condições climáticas do Norte e do Sul da Espanha.